quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Música Americana e sua Negritude.

A música americana como todos sabem é popular em todo o planeta. Em qualquer país do mundo existe alguém ouvindo um rock n' roll, um jazz, um hip-hop entre outras pérolas da música.
Todos esses e outros ritmos americanos são de alta qualidade técnica, poética e ainda são muito vendáveis e lucrativos. Mas de onde vem todo esse som?
De que raízes surgiram tanta “boa música”?
Esse som vem diretamente da África! Os ritmos mais populares dos EUA têm uma mesma raiz, os negros que foram escravizados em terras norte americanas.
Esses mesmos negros que cantavam lamentos e criaram o blues são os mesmos negros que dançavam ao som do swing da Soul Music de James Brown e enlouqueciam ao som da guitarra de Jimi Hendrix.
Pra quem acha que Elvis é o criador do rock n’ roll fique sabendo que esse ritmo nasceu em guetos negros americanos e que era proibido promover festas ao som do rock n’ roll nesse tempo por se considerar um ritmo vulgar e de baixo nível pelos brancos.
Apesar de todo o racismo americano gênios negros da música conseguiram ser ouvidos, respeitados e admirados em todo o mundo. Caras como B.B. King, Jimi Hendrix, Miles Davis, Stevie Wonder e Ray Charles influenciaram negros e brancos numa salada de culturas excelente.
Os ritmos que nós ouvimos hoje foram influenciados diretamente da “África americana” e a sociedade branca americana se rendeu e se rende a grandiosidade dos ritmos negros!

Na foto: Miles Davis.

2 comentários:

  1. Sem falar em Billie Holiday, e tantos outros... Eita povo bom de música !!!!

    Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...