sábado, 28 de novembro de 2009

Meditação desacelera o avanço da AIDS.



· A meditação pode brecar o avanço da Aids depois de apenas algumas semanas de prática, talvez por ter influência no sistema imunológico do paciente, afirmaram pesquisadores norte-americanos da Universidade da Califórnia em Los Angeles.

Se confirmada em estudos mais amplos, a descoberta poderia oferecer uma alternativa barata e agradável para ajudar as pessoas a enfrentar essa doença incurável e muitas vezes fatal.
Os pesquisadores testaram um programa de combate ao estresse chamado meditação de foco, definida como a prática de uma postura receptiva ao presente, sem se preocupar com o passado e o futuro.
Quanto maior a frequência com que os pacientes meditavam, mais altas suas contagens de células CD4 -- uma medida padrão para se saber a eficiência com que seus sistemas imunológicos combatiam o vírus da Aids.

As contagens de CD4 foram feitas antes e depois do programa de dois meses.
"O estudo fornece os primeiros indícios de que o programa de administração de estresse conhecido como meditação de foco pode ter um impacto direto quando se trata de brecar o avanço da Aids", afirmou em um comunicado David Creswell, que comandou o estudo.
A equipe examinou 67 adultos HIV-positivos da área de Los Angeles, 48 dos quais realizaram algum tipo de meditação. A maior parte deles tendia a conviver com rotinas bastante estressantes, afirmou Creswell.
"A maioria dos participantes do estudo era do sexo masculino, afro-americanos, homossexuais e desempregados e não estavam tomando remédios anti-retrovirais", escreveram os cientistas na revista Brain, Behavior, and Immunity.

As aulas de meditação incluíam oito sessões semanais de duas horas cada uma, um retiro de um dia e uma sessão diária a ser realizada em casa. "As pessoas que tiveram essas aulas empolgaram-se de verdade e realmente gostaram do programa", afirmou Creswell.
"O programa de meditação de foco é um tratamento de baixo custo baseado em grupos e, se as descobertas iniciais forem confirmadas em pesquisas mais amplas, é possível que tal treinamento possa ser usado como um complemento eficiente no combate à Aids", acrescentou.
(Fonte: Yahoo/Reuters)
Curiosidade sobre Meditação?

7 comentários:

  1. Tomara que ai esteja a cura pra essa doença, ja que quem tem essa doena tem que ter muita paciência mesmo, o geito é meditar...

    ResponderExcluir
  2. interessante

    mas tmb estão desenvolvendo a vascina

    ResponderExcluir
  3. Pra falar a verdade não acredito na cura dessa maneira, mas acredito que a meditação pode trazer mais calma e leveza na vida dos pacientes.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Com este tratamento, vejo que os pacientes podem melhorar, mas não creio na cura completa. Mas, interessante essa notícia, tem que se ter esperanças e se for bom, é válido.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. dia bastante importante hoje !

    parabéns pelo blog , imagens LINDAS !

    ResponderExcluir
  6. gostei do seu blog! de uma passada noo meu (:

    ResponderExcluir
  7. Eu acredito que a meditação pode curar esta doença.

    xaxeila

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...